Pular para o conteúdo principal

Formatos de ficheiros de Imagem


Já se perguntou quais são as diferenças entre as dezenas de formatos de ficheiros de imagem? Cada formato tem os seus pontos fortes, e deve saber quando e onde usá-los. Quando se escolhe um tipo de ficheiro, há algumas coisas a considerar.

O que é um ficheiro de imagem?

Em resumo, um formato de ficheiro de imagem é como armazena e representa uma imagem digital. Os dados de uma imagem são armazenados para serem apresentados no ecrã ou impressos. Isto é conseguido através do processo de rasterização. Idealmente, uma imagem é uma grelha de pixels, e cada pixel é alocado um valor (um pouco).

O mecanismo usado para armazenar e rasteer uma imagem pode variar padrões diferentes ross. Isto é o que torna qualquer formato de imagem tão único. Principalmente, os formatos seguem técnicas comprimidas ou não reprimidas (isto é, perda ou compressão sem perdas).

No entanto, alguns formatos de imagem são dedicados aos vetores também. Alguns formatos de imagem comumente usados diferentes são JPEG, BMP, GIF, PNG, PSD e TIFF. Além deles, pode haver muitos outros tipos de formatos também.

O que considerar na escolha de um formato de imagem?

Tamanho

Qual é o tamanho muito grande? Se está a colocar um gráfico no seu blog, quer que o mantenha no lado mais pequeno – digamos, 100-300 KB. Quanto mais pequeno, melhor. Porquê? Porque quanto maior for o ficheiro, mais tempo demorará a carregar.

Se estiver a colocar um gráfico nas redes sociais, como o Instagram ou o Facebook, o tamanho pode ser um pouco maior.

Qualidade

Os gráficos que envia para a web são uma qualidade diferente dos gráficos que imprimi. Pode ter visto o termo "dpi" ou "ppi". Significa "pontos por polegada" ou "pixels por polegada", e mede a qualidade. Um gráfico para a web pode ser tão baixo como 72 dpi. Um gráfico destinado a ser impresso tem de ser muito mais alto, a 300 dpi.

Isto é realmente bom para bloggers como este, porque um gráfico de 72 dpi para o seu blog tem um tamanho de arquivo muito menor, e vai carregar mais rápido!

Propósito

Isto é um gráfico para o um blog, ou um logotipo para um cartão de visita? São dois propósitos muito diferentes, e precisam de diferentes tipos de ficheiros.

Tipos de formatos

Formatos sem perda de dados:
  • BMP (BitMap Picture)
  • TIFF (Tagged Image File Format)
  • DNG (Digital Negative)
  • Formatos Raw (Tipo Raster)
  • PNG (Portable Network Graphics)
  • ZIP (Zipped)
  • PSD (Photoshop)
  • SVG (Scalable Vector Graphics)
Formatos com perda de dados:
  • JPEG (Joint Photographic Experts Group)
  • GIF (Graphics Interchange Format)

Video explicativo

Preparamos um video do youtube para conseguires entender um pouco melhor sobre os tipos de formatos principais e as suas utilidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JPG vs PNG Formatos de imagens: Qual é a diferença na impressão de artes?

 A questão de qual o formato de ficheiros melhor para impressão é o tema do debate quente no mundo das belas-artes. Vários formatos de ficheiros, incluindo JPG, PNG, TIFF e PDF, podem funcionar para impressão. Cada tipo de ficheiro tem os seus prós e contras dependendo dos objetivos do projeto. Neste post, tentaremos quebrar a diferença entre PNG contra JPG como formatos de impressão. PNG vs JPG JPG Já falamos um pouco sobre o JPG no ultimo post  mas resumindo o JPG cria uma imagem comprimido em um pequeno tamanho de arquivo.    JPG é um dos formatos mais utilizados em dispositivos eletrónicos como smartphones e câmaras digitais. É também o formato mais popular nas plataformas web e de redes sociais. Muitos fotógrafos preferem trabalhar com imagens JPG graças à sua fiabilidade na captura de cor e tom. Uma imagem JPEG de qualidade não requer muito processamento antes de imprimir. A principal desvantagem do formato JPG é a sua compressão perdida. Quando edita e comprime um ficheiro JPG,

Inicio

No ambito da cadeira de Produção e Conteúdos Multimédia do 2ºano com o docente  Eduardo José Botelho Batista Morais de Sousa  da licenciatura em Tecnologias de Informação, Web e Multimédia do  Instituto Politécnico Da Maia   foi proposto desenvolver um caderno digial ao gosto do aluno, da forma que ele achasse mais conveniente. Foi escolhido para este caderno digital aprofundar em alguns temas que foram abordados nas aulas com o intuito de servir como ajuda para qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre os mesmos.