A questão de qual o formato de ficheiros melhor para impressão é o tema do debate quente no mundo das belas-artes. Vários formatos de ficheiros, incluindo JPG, PNG, TIFF e PDF, podem funcionar para impressão. Cada tipo de ficheiro tem os seus prós e contras dependendo dos objetivos do projeto.
Neste post, tentaremos quebrar a diferença entre PNG contra JPG como formatos de impressão.
PNG vs JPG
JPG
Já falamos um pouco sobre o JPG no ultimo post mas resumindo o JPG cria uma imagem comprimido em um pequeno tamanho de arquivo.
JPG é um dos formatos mais utilizados em dispositivos eletrónicos como smartphones e câmaras digitais. É também o formato mais popular nas plataformas web e de redes sociais.
Muitos fotógrafos preferem trabalhar com imagens JPG graças à sua fiabilidade na captura de cor e tom. Uma imagem JPEG de qualidade não requer muito processamento antes de imprimir.
A principal desvantagem do formato JPG é a sua compressão perdida. Quando edita e comprime um ficheiro JPG, perde-se inevitavelmente alguns dados, o que leva a uma resolução mais fraca e a uma menor qualidade de imagem. Não há como restaurar o ficheiro original depois de terem sido feitas edições.
A perda de resolução de imagem JPG é aceitável para ficheiros pequenos e otimizados pela Web com um equilíbrio razoável entre tamanho e qualidade de imagem. No entanto, nas gravuras de belas artes, a qualidade e a resolução são muito mais importantes. O uso criterioso do formato JPG pode impedir a degradação da imagem.
Benefícios principais do JPG:
- Ficheiros compactos
- Formato amplamente suportado
- Partilha rápida e fácil de ficheiros
- Não há necessidade de edição extensiva de imagem
PNG
O formato PNG (Portable Network Graphics) não perde dados com compressão. Isto significa que podes comprimir uma imagem DE PNG para descarregar e partilhar convenientemente, em seguida, descomprimir mais tarde sem perder qualquer nitidez ou contraste da imagem original. A compressão de dados sem perdas é um enorme benefício em imagens que contêm muito texto, linhas afiadas ou gráficos.
Além disso, ao contrário do JPG, o formato PNG suporta fundos transparentes. Pode combinar um PNG com qualquer pano de fundo, o que torna este formato especialmente útil para a criação de logotipos e banners.
As imagens de PNG vêm em ficheiros mais volumosos, ocupam mais espaço de armazenamento online e demoram mais tempo a descarregar. Mais importante ainda, o formato PNG tem uma grande desvantagem na impressão de arte: não suporta o perfil de cor CMYK.
Benefícios-chave do PNG:
- Compressão sem perdas
- Imagens nítidas e nítidas
- Suporte transparente de fundo e sobreposição
O principal problema com a utilização de ficheiros PNG para impressão
Embora o PNG seja extremamente conveniente para criar logótipos, gráficos e banners com diversos efeitos e sobreposições, este formato pode causar problemas quando usado na impressão, especialmente na impressão de belas artes.
O PNG é um campeão em nitidez e contraste, mas muitas vezes tem um desempenho menos bom na gradação de cores subtis e não se mantém fiel à cor e tom de imagem originais.
Isto acontece porque o formato PNG suporta apenas o perfil RGB (vermelho, verde, azul). O perfil de cor CMYK (ciano, magenta, amarelo, chave/preto) geralmente proporciona uma melhor precisão de cor e resultados de imagem superiores.
Isto significa que não pode usar PNG para impressões de arte?
Ainda pode usar o formato PNG na impressão de arte, mas deve ter em mente que os tons de cor e as transições podem ser um pouco diferentes. Muitas vezes, é difícil prever como uma impressão renderizada a partir de PNG se compara com a imagem original.
A diferença pode ser subtil e pouco percetível ou vívida e impossível de perder. De qualquer forma, espere algumas variações de cor.
Pode decidir que ainda quer usar PNG para impressões de arte se precisar de criar uma imagem extra-nítida. Para ter a certeza de que o PNG irá responder às necessidades do seu projeto, talvez queira encomendar um pequeno lote de impressão e ver se os resultados correspondem às suas expectativas.
Utilização de JPG para impressão de obras de arte
Os ficheiros JPG de alta resolução e baixa compressão podem fornecer excelentes resultados para a impressão de obras de arte. Este formato flexível e fácil de editar resulta em reproduções de arte de alta qualidade quando usadas corretamente. Previsivelmente, é um formato de imagem altamente popular em belas artes e retratos e fotografia de natureza.No entanto, é importante ter em mente que as imagens JPG perdem alguma da sua qualidade sempre que abrem, editam e guardam. Muitas vezes, um artista digital ajusta e ressalto a sua imagem no Photoshop várias vezes sem sequer ter consciência da perda de qualidade.
Isto não significa que deve evitar o formato JPG. Simplesmente não é a melhor opção para edição intermédia e arquivamento. Pode preservar a qualidade da imagem guardando o ficheiro num formato sem perdas como o TIFF ou o PNG, convertendo depois a versão final para JPG antes de imprimir.
JPG é um bom ajuste para todos os projetos de impressão?
Apesar da conveniência e versatilidade do JPG, alguns projetos de arte podem não parecer a melhor vantagem quando impressos neste formato.
Um exemplo são ilustrações afiadas ou imagens pesadas de texto. O formato JPG usa anti-aliasing, um borrão subtil e amolecimento de bordas de imagem ásperas. Embora isto seja ótimo para uma imagem que contenha temas humanos ou naturais, alguns projetos requerem definição extra-afiada para letras, números e linhas. Nestes casos, o PNG pode ser a escolha preferida.
Então qual é o melhor?
Dependendo das suas necessidades, pode escolher JPG, PNG ou outro formato de imagem para as suas impressões de arte. Assim que descobrires qual o formato que melhor se adequa às tuas necessidades, cinge-te a ele. A qualidade consistente irá ajudá-lo a obter uma maior satisfação do cliente, avaliações positivas e ordens repetidas.
Comentários
Postar um comentário