Quer sejas um designer ou estás a ver um design, é importante saber a diferença entre os modos de cores RGB e CMYK para que possa planear e otimizar cada fase do processo de design. Isso vai além de saber o que as letras representam — alerta spoiler: são na sua maioria cores!— porque é mais sobre saber qual é a melhor para o seu projeto. Dependendo de onde e como o resultado final é exibido, um espaço de cor é sempre melhor do que o outro.
Nunca mais tema estas siglas! Vamos explicar o que são os modos de cores RGB e CMYK, como funcionam e quando é melhor usar cada um.
Qual é a diferença entre RGB e CMYK?
Tanto RGB como CMYK são modos para misturar cor no design gráfico. Como referência rápida, o modo de cor RGB é o melhor para o trabalho digital, enquanto cmYK é usado para produtos de impressão. Mas para otimizar totalmente o seu design, precisa entender os mecanismos por trás de cada um. Vamos mergulhar mais fundo.
O que é RGB?
RGB (Vermelho, Verde e Azul) é o espaço de cores para imagens digitais. Utilize o modo de cor RGB se o seu design for necessário exibido em qualquer tipo de ecrã.
Uma fonte de luz dentro de um dispositivo cria qualquer cor que precisas misturando vermelho, verde e azul e variando a sua intensidade. Isto é conhecido como mistura de aditivos: todas as cores começam como escuridão negra e, em seguida, a luz vermelha, verde e azul é adicionada em cima uma da outra para alegrá-la e criar o pigmento perfeito. Quando a luz vermelha, verde e azul é misturada em igual intensidade, criam branco puro.
Os designers podem controlar aspetos como saturação, vibração e sombreamento modificando qualquer uma das três cores de origem. Porque é feito digitalmente, o designer manipula como a luz no ecrã se manifesta para criar a cor que querem.
Quando usar RGB?
- Web & design de aplicativo:
- Ícones
- Botões
- Gráficos
- Marca
- logotipos on-line
- anúncios online
- Mídia social:
- Imagens para posts
- Imagens de perfil
- Fundos de perfil
- Conteúdo visual:
- Vídeo
- Gráficos digitais
- Infográficos
- Fotografias para website, redes sociais ou apps
O que é CMYK?
Quando usar CMYK?
- Branding:
- Cartões de visita
- Estacionário
- Autocolantes
- Signs & montras
- Publicidade:
- Outdoors
- Cartazes
- Panfletos
- Envolvimentos de veículo
- Brochuras
- Mercadoria:
- T-shirts, chapéus e outras roupas de marca
- Swag promocional (canetas, canecas, etc.)
- Materiais essenciais:
- Embalagem do produto
- Menus de restaurantes
Comentários
Postar um comentário