Pular para o conteúdo principal

Trabalho 1 - Edição de imagem


Para o nosso trabalho da disciplina, foi proposto criar um poster sobre um evento à nossa escolha. O objetivo era criar três versões diferentes do poster e, em seguida, adaptar a versão mais bem-sucedida para uma versão mobile, pronta para ser compartilhada em plataformas como o Instagram. Além disso, o poster precisava cumprir alguns requisitos específicos estabelecidos pelo professor como:

  • Título do evento;
  • Datas e local;
  • Slogan ou frase com convite à participação / informação de bilheteira;
  • Logotipo do IPMAIA.

Requisitos para entrega:

  1. Formato A3 (297x420mm), 300 dpi [3508 x 4961px];
  2. TIFF sem layers (layer único): RGB 16bpc e perfil sRGB ou CMYK 8bpc e perfil SWOP uncoated;
  3. JPEGs: Qualidade > 90%.

Requisitos para entrega versão mobile:

  1. Relação 9:16 – 1080 x 1920px;
  2. Perfil sRGB.

Decidi criar um poster sobre o lançamento de um filme de terror. Utilizei as seguinte imagens como background:

(https://unsplash.com/photos/GEc9p9avZP8)
(https://unsplash.com/photos/pcZvxrAyYoQ)
(https://unsplash.com/photos/kG-ZwDuQ8ME)
Escolhi estas imagens porque oferecem muitas possibilidades de variação e porque se encaixa muito bem no tema do meu poster.

Escolhi o tema de filme de terror porque é um gênero que sempre me fascinou e que considero muito divertido de explorar. No poster, incluí alguns elementos importantes que considero essenciais para transmitir a atmosfera assustadora e tensa de um filme de terror. Isso inclui a escolha da tipografia, da cor e dos elementos gráficos que aparecem no poster. Também tentei transmitir o clima de mistério e suspense, elementos fundamentais em qualquer filme de terror de sucesso.

1. Primeira Versão


Esta é a minha primeira versão do poster, onde tentei utilizar vários elementos e ver qual combinação funcionaria melhor. Foi uma tentativa de experimentar diferentes opções e ver qual delas se encaixava melhor no tema do meu cartaz. Na criação desta versão, experimentei com diferentes tipos de letra e cores, tentando encontrar a combinação perfeita. Além disso, trabalhei bastante no contraste entre a imagem escurecida e os elementos em destaque.










2. Segunda versão

Na minha segunda versão, optei por trabalhar nas cores, contraste e sombras da imagem. Foi uma tentativa de aplicar técnicas e lógica por trás de cada elemento e chegar a um resultado que eu gostasse. Neste cartaz, tentei focar em transmitir uma atmosfera mais sombria e tensa, usando uma paleta de cores mais escuras e uma tipografia sinistra. Além disso, trabalhei bastante nas sombras da imagem para criar um efeito mais dramático.










3. Terceira Versão

Para a terceira versão foi um processo mais simples de realizar, mas achei que o resultado final ficou interessante. Nesta versão, tentei replicar as técnicas e lógicas usadas nas versões anteriores, mas de uma maneira diferente para obter um cartaz diferente. O objetivo era criar um visual mais minimalista e enigmático, usando uma tipografia simples e uma paleta de cores limitada. Além disso, trabalhei bastante no contraste entre as áreas brancas e negras da imagem para criar um efeito dramático.

Esta foi a minha versão preferida, pois consegue juntar diferentes elementos das versões anteriores e criar uma experiência única. Acho que ela consegue transmitir a atmosfera tensa e sombria do filme de terror de forma eficaz, mas ao mesmo tempo mantém um visual minimalista e enigmático. Acho que ela se destaca entre as outras versões e seria uma ótima opção para promover o lançamento do filme.

3. Versão Mobile






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RGB vs CMYK: Qual é a diferença?

Quer sejas um designer ou estás a ver um design, é importante saber a diferença entre os modos de cores RGB e CMYK para que possa planear e otimizar cada fase do processo de design. Isso vai além de saber o que as letras representam — alerta spoiler: são na sua maioria cores!— porque é mais sobre saber qual é a melhor para o seu projeto. Dependendo de onde e como o resultado final é exibido, um espaço de cor é sempre melhor do que o outro. Nunca mais tema estas siglas! Vamos explicar o que são os modos de cores RGB e CMYK, como funcionam e quando é melhor usar cada um. Qual é a diferença entre RGB e CMYK? Tanto RGB como CMYK são modos para misturar cor no design gráfico. Como referência rápida, o modo de cor RGB é o melhor para o trabalho digital, enquanto cmYK é usado para produtos de impressão. Mas para otimizar totalmente o seu design, precisa entender os mecanismos por trás de cada um. Vamos mergulhar mais fundo. O que é RGB? RGB (Vermelho, Verde e Azul) é o espaço de cores para im

Formatos de ficheiros de Imagem

Já se perguntou quais são as diferenças entre as dezenas de formatos de ficheiros de imagem? Cada formato tem os seus pontos fortes, e deve saber quando e onde usá-los. Quando se escolhe um tipo de ficheiro, há algumas coisas a considerar. O que é um ficheiro de imagem? Em resumo, um formato de ficheiro de imagem é como armazena e representa uma imagem digital. Os dados de uma imagem são armazenados para serem apresentados no ecrã ou impressos. Isto é conseguido através do processo de rasterização. Idealmente, uma imagem é uma grelha de pixels, e cada pixel é alocado um valor (um pouco). O mecanismo usado para armazenar e rasteer uma imagem pode variar padrões diferentes ross. Isto é o que torna qualquer formato de imagem tão único. Principalmente, os formatos seguem técnicas comprimidas ou não reprimidas (isto é, perda ou compressão sem perdas). No entanto, alguns formatos de imagem são dedicados aos vetores também. Alguns formatos de imagem comumente usados diferentes são JPEG, BMP,

Trabalho 2 - Edição de vídeo

Para o nosso segundo trabalho da disciplina, foi proposto criar um video   sobre um local ou sobre uma actividade ou evento à nossa  escolha com a necessidade de uma   duração entre os 2 e os 3 minutos .   Além disso, o poster precisava cumprir alguns requisitos específicos estabelecidos pelo professor como: Título e ficha técnica/agradecimentos; Entrevistas ou narração em  off . Requisitos para entrega: Vídeo H.264 / AVC: Resolução 1080p ( bitrate  entre 4 e 8Mbps) ou 720p ( bitrate  entre 3 e 6Mbps); Frame rate  de ~24, 25 ou ~30, progressiva. Aceita-se 60p no caso de trabalhos com  screen recording  (nesse caso deverão duplicar a bitrate, ex. de 8 para 16 Mbps). Áudio: 48KHz PCM (sem compressão) ou AAC ( bitrate  > 192kbps). As gravações foram gravadas na cidade do Porto em um dia nublado. Tive o prazer de ser acompanhado pelos meus colegas David e João. Algumas das gravações foram utilizadas da internet e outras foram gravadas no Porto. Vídeo